

Princípios
Qualidade nas relações adulto e bebê
Motricidades Livre
Parceria família e escola
Respeito aos ritmos e necessidades individuais
Brincar e as interações como eixo estruturante das aprendizagens
Proposta Pedagógica
“Ademais, por não haver duas crianças rigorosamente idênticas, requer-se de nós que nos adaptemos de modo específico às necessidades de cada uma. Isso significa que todo aquele que cuida de uma criança deve conhecê-la e trabalhar com base numa relação viva e pessoal com o objeto de seus cuidados, e não aplicando mecanicamente um conhecimento teórico. Basta estarmos sempre presentes, e sermos coerentes iguais a nós mesmos, para proporcionarmos uma estabilidade que não é rígida, mas viva e humana, com a qual o bebê já pode sentir-se seguro. É em relação a isso que o bebê cresce, e é isso que ele absorve e copia”.
Donald Woods Winnicott
I – Fins e objetivos da Proposta
A construção da proposta do Berçário Jardim do Sol partiu de uma reflexão sobre a prática desenvolvida com crianças, buscando um embasamento teórico e um planejamento da ação educativa. Esta proposta tem como objetivo geral nortear o processo educativo de crianças do 0 aos 5 anos, enquanto ser único, através da integração de seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais
complementando a ação da família e da comunidade.
O Berçário Jardim do Sol, além do objetivo geral e dos previstos na Constituição da República Federativa do Brasil, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB, nº 9394/96, na Declaração Universal dos Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente, e da Base Nacional Comum Curricular tem ainda os seguintes objetivos específicos:
• criar um ambiente favorável a relações de qualidade entre adultos e crianças;
• respeitar as necessidades e ritmos individuais;
• promover espaços de aprendizagem que acolham a curiosidade, investigações e explorações das crianças;
• criar condições de espaços, materiais e tempos que valorizem as ações autônomas e o desenvolvimento físico, emocional, afetivo e sociais;
• promover situações que valorizem as múltiplas linguagens como forma de comunicação entre adultos, crianças e seus pares;
• criar um espaço educacional entendido como organismo dinâmico, onde se propicie o crescimento pessoal e profissional para toda a comunidade;
• promover espaços de aprendizagem que tenham como eixo estruturante as interações e brincadeiras;
• propiciar a construção coletiva entre escola, família e comunidade que contribuam para os processos de aprendizagem e desenvolvimento.
A escolha por um trabalho voltado à crianças de 0 aos 5 anos advém da necessidade de oferecer contextos, espaços, tempos e materiais preparados e organizados para atender as especificidades desta faixa etária. Com o objetivo alinhar caminhos que oriente as ações do Berçário Jardim do Sol buscamos optar por uma abordagem que proporcione uma relação entre teoria e prática que considera as possibilidades, as teorias provisórias que podem ser experimentadas e significadas pelos adultos e crianças envolvidos no processo, desta forma temos como fio condutor de nossas reflexões, as ideias de autores como Jean Piaget, Lev Vygotsky Lóris Malaguzzi, Emmi Pikler, Maria Montessori e Winnicott. Entendendo também que no diálogo com estes autores e a observação das práticas no cotidiano do Berçário Jardim do Sol, outros diálogos possam vir a contribuir com a construção de uma visão cada vez mais atenta as especificidades de crianças desta faixa etária.
Ao elaborar o currículo do Berçário Jardim do Sol levamos em consideração um olhar para a potência do cotidiano na construção das aprendizagens e relações das crianças com seus pares, com os adultos, isto é, olhar para o Educar e Cuidar como ações indissociáveis.
II – Concepção de criança, de desenvolvimento infantil e aprendizagem
Um dos grandes desafios de um espaço dedicado às crianças de até 5 ano é significar as necessidades, os interesses e os saberes desta faixa etária. Requer dos professores uma concepção de infância que apresenta uma forma peculiar de ser e se apropriar do mundo e da realidade que o cerca.
Com os estudos na área das neurociências, da psicologia e as práticas das novas abordagens educacionais para a primeira infância emerge uma imagem da criança protagonista e ativa nos processos de aprendizagem e neste cenário duas características precisam ser considerada: a competência e a curiosidade. Ao olhar para a criança nesta perspectiva é preciso uma nova ideia de currículo com foco nas ações iniciadas por elas em ambientes organizados pelas instituições e professores.
Ao iniciar sua jornada no mundo, a criança traz consigo formas inatas e instintivas que garantem a ela a sobrevivência. Apresentam funções psíquicas elementares como memória, atenção, sensação e percepção. Estas funções irão de desenvolver das formas mais elementares para mais complexas e elaboradas quando requisitadas na relação com o outro, com os objetos e o ambiente.
Desde o seu primeiro contato com o mundo, e até antes, o bebê recebe estímulos pelos canais sensoriais (audição, olfato, paladar, tato e visão) e as informações recebidas por eles são armazenadas no cérebro. Não só os estímulos exteriores influenciam, excitam o cérebro, mas também as experiências anteriores, as vivências das criança na vida social. Desta forma constroem e compartilham significados nas
relações com o entorno e com o outro. Assim o que determina as necessidades e interesses das crianças é ela própria, como disse Vigotski “na vivência nós sempre lidamos com a união indivisível das particularidades da personalidade e das particularidades da situação representada na vivência”, vivência entendida no sentido que, o olhar da criança se modifica na relação com seu entorno ao longo das diferentes etapas de desenvolvimento. Por isso cada um é diferente pois vivencia o mundo nas relações de forma diferente.
Todo este processo não ocorre de forma natural. Precisa que os responsáveis pelas crianças planejem e organizem contextos que promovam e valorizem suas iniciativas.
Neste contexto entendemos que a vida cotidiana integra o cuidar e o educar pois é durante estes momentos, na interação com o adulto, com outras crianças e com os objetos que irão construir novos significados e conhecimento. Assim, alimentação, higiene e sono precisam ser momentos planejados e organizados para que promovam um ambiente favorável ao desenvolvimento.
É fundamental criar dentro da escola um ritmo de vida cotidiana que dialogue com as necessidades e interesses das crianças buscando um bem estar global. É preciso considerar que todos os momentos vividos pela criança no contexto educativo é
potencial e significativo para a aprendizagem.
A comunicação das crianças é expressa por múltiplas linguagens e precisa de professores que reconheçam suas formas de expressão como legítimas e que sejam investigadores na busca por compreendê-los e a partir delas planejar e organizar contextos que promovam o desenvolvimento e a aprendizagem. Conhecendo-as e estabelecendo um diálogo que considera suas necessidades e interesses é possível construir um vínculo positivo entre criança e professor.
III - Proposta de articulação da instituição com a família e a comunidade
No Jardim do Sol Escola um dos princípios é a parceria família e escola .
É fundamental que as ações para acolher a família e a criança considere esta parceria. Conhecer as necessidades, as características, as especificidades de cada família e da criança e juntos construir ações conjuntas só podem contribuir para o seu desenvolvimento.
Dentre as ações desenvolvidas que entendemos como promotoras desta relação família e escola estão:
1. A recepção na chegada da família no Jardim do Sol em busca do atendimento:
Agendamento de dia e horário para um primeiro contato e levantamento das necessidades das crianças e suas famílias;
Acolhimento da família e da criança;
Apresentação dos espaços e da proposta pedagógica;
Esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento do Jardim do Sol Escola.
2. Após a efetivação da matrícula:
Entrevista com a coordenação do Berçário e professora para compreensão das necessidades, características e preocupações das famílias;
Estabelecer diálogo, levando-se em consideração as necessidades da criança quanto a alimentação, descanso, rotina.
Promoção do acompanhamento da família no período de acolhimento (adaptação) observando os ajustes necessários para que tanto a criança quanto a família se sintam acolhidas durante o ano letivo.
3. Durante o ano letivo
Reuniões de pais, por semestre, com o objetivo de compartilhar através de documentação pedagógica todo o acompanhamento do desenvolvimento da criança no período;
Agendamento de horário para diálogo sobre aspectos relacionado ao desenvolvimento da criança quando família e escola quando considerarem necessário;
Organização de eventos com o objetivo de promover aproximação e interação entre família e equipe do Berçário Jardim do Sol;
Roda de conversa para diálogos sobre o desenvolvimento infantil com profissionais da saúde e educação e com a equipe do Berçário Jardim do Sol.
IV - Proposta de avaliação do desenvolvimento integral da criança
A avaliação no Jardim do Sol Escola deve ser entendida como um processo reflexivo em um contexto, com um olhar para o desenvolvimento infantil enquanto um processo contínuo de obtenção de informações, análise e interpretação da ação educativa, visando ao aprimoramento das práticas pedagógicas.
Neste contexto o Jardim do Sol Escola adotará a Documentação Pedagógica como ferramenta do acompanhamento e reflexão do processo de desenvolvimento das crianças, apoiando:
- Reflexões da Equipe Pedagógica com o objetivo de orientar as ações e planejamento de práticas voltadas a atender às necessidades e particularidades das crianças;
- Acompanhamento pelas famílias dos processos de desenvolvimento das crianças através da documentação elaboradas pelos professores e equipe do Berçário Jardim do Sol.
V - Processo de planejamento geral e avaliação institucional
Com o objetivo de promover um planejamento e uma avaliação participativa e reflexiva o Jardim do Sol Escola adotará ações como:
• Promoção de um “Encontro Pedagógico” com todos os profissionais, a cada semestre, visando a avaliação e o planejamentos de ações no âmbito institucional.
• Organização de “Encontro de Famílias” realizado a cada semestre envolvendo instituição e família para interação, acolhimento, avaliação e o levantamento de ações que promovam o envolvimento de todos no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Além destas propostas o Jardim do Sol Escola estará aberto à sugestões advinda das famílias e de toda equipe desde que seja levada em consideração a proposta pedagógica do Jardim do Sol Escola.
VI - Processo de capacitação e formação em serviço dos profissionais que atuam na instituição.
O Jardim do Sol Escola com o intuito de assegurar o contínuo aperfeiçoamento de seus recursos humanos promoverá:
• Semanalmente: Encontros de Professores para estudos e reflexões sobre a práticas com as crianças;
• Incentivo para a participação dos professores em Cursos, Congressos, Seminários que visem o aprimoramento das práticas e reflexões sobre aprendizagem e desenvolvimento de crianças;
• Promoção de eventos com profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe do Jardim do Sol Escola.
VII - Regime de funcionamento
O Jardim do Sol Escola elaborará anualmente o seu Calendário Escolar, integrando-o ao Projeto Pedagógico da Escola, baseado na legislação vigente e submetido à homologação do órgão competente, devendo conter:
• No mínimo 200 (duzentos) dias e 800 horas de efetivo trabalho escolar;
• Período de férias e de recesso escolar;
• Reuniões Pedagógicas e de Pais e Mestres;
• Período de elaboração e/ou reformulação do Projeto da Escola;
• Período de Planejamento Geral e Avaliação Institucional.
O Berçário terá os seguintes horários de funcionamentos:
• Período da manhã: das 8:00 às 12:00
• Período da tarde: das 13:00 às 17:00
• Período Integral: das 8:00 às 17:00
Opção de horário complementar - das 7:15 às 8:00 e ou das 17:00 às 17:45
VIII - Parâmetros de organização de grupos e relação professor/criança
Grupo I - Bebês do nascimento até 1 ano e 3 meses completos ou a completar até 31 de março do ano vigente - Relação de 1 educador para 2 bebês
Grupo II - Bebês de 1 ano e 4 meses a 3 anos completos ou a completar até 31 de março do ano vigente - Relação de 1 educador para 4 bebês
Grupo III - Crianças com 4 anos a 5 anos completos ou a completar até 31 de março do ano vigente - Relação 1 educador para 9 crianças.
"O receber o outro, tendo-se preparado para ele, é um ato de amor e ao mesmo tempo anuncia/denuncia o tipo de vínculo que quero construir. Daí a importância do primeiro encontro. Este sempre marca , sempre abre ou fecha possibilidades de se transformar realmente em um encontro, ou em um desencontro"
Fátima Freire Doubor